Araruama Open 2021

Destaque Torneios

Aconteceu na bonita cidade de Araruama o I Aberto do Brasil de Araruama entre os dias 02 a 06 de junho de 2021. Este torneio contou com a participação de 79 jogadores, sendo 22 jogadores titulados, com 2 GM, 1 MI, 4 MF, 1 CM e 14 MN. Os favoritos ao título eram os Grandes Mestres Darcy Lima, Campeão Brasileiro em 1992, 2002 e 2003, e Everado Matsuura, Campeão Brasileiro em 1991 e 2016. O Mestre Internacional Eduardo Limp, Vice-Campeão Brasileiro em 1999, tinha todos os predicados para tentar a vitória máxima no Torneio. Os demais jogadores titulados e não titulados tinham a árdua missão de tirar pontos dos 3 favoritos.

No final a lógica e força dos favoritos prevaleceu e o GM Everaldo Matsuura sagrou-se campeão com 5 vitórias e 1 empate. O GM Darcy Lima ficou empatado em 1º, com 5 vitórias e 1 empate com o campeão, mas acabou com a segunda colocação pelos critérios de desempate. Completando o pódio temos o MI Limp com 5 vitórias e uma derrota para o campeão na última rodada.

Completando os 10 primeiros lugares temos, nessa ordem: MN Enzo Federzoni, MN Henrique Nemeth, MF Wagner P. Guimarães, MN Alvaro Almeida, MN Marcelo Urquiza, MN Pedro Lage e Eduardo Cesar Da Matta. Ressaltamos que apenas 4 jogadores terminaram invictos os 2 GM e o 9º e 10º colocados MN Pedro Lage e Eduardo Cesar Da Matta que empataram na última rodada.

No feminino as duas melhores colocadas foram a MN Isabella Conti na 18ª colocação e Virginia Lagrange na 27ª colocação.

Este evento contou ainda com a participação do famoso “Joca”, viajante pelos torneios do Brasil que abrilhantou o evento com sua característica alegria.

Abaixo segue as partidas selecionadas do Torneio. Temos as partidas da última rodada entre o GM Matsuura e o MI Limp, também na última rodada a partida entre o GM Darcy Lima e MF Rafael Ventura. A partida seguinte definiu a 4ª colocação do torneio entre MN Enzo Federzoni e Iago Souza. Ainda temos os empates entre Isabella Conti e o jogador Alexandre Campos onde ela deixa passar a vitória, possivelmente, pressionada pelo tempo. Temos o empate entre o GM Darcy Lima e GM Everaldo Matsuura na quinta rodada em uma partida em o GM Darcy tinha um peão a mais, mas acabou empatando em um final de bispo de cores opostas (Excelente estudo). Vemos ainda uma vitória da Virginia jogando uma siciliana contra o lance 2.g3 das brancas. Pela terceira rodada vemos a vitória do MI Limp contra um ataque precipitado por parte das Negras conduzidas pelo MN Henrique Nemeth.

Também pela 3ª rodada vemos o MN Enzo Federzoni derrotando o nosso querido “Joca” e por fim, temos o empate na última rodada dos invictos MN Pedro Lage e Eduardo Cesar Da Matta.

Além do Aberto o evento ainda contou com um Torneio Bliz e uma simultânea com o GM Darcy Lima.

Os resultados completos podem ser vistos em https://chess-results.com/tnr553748.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *