Henrique Mecking

Destaque Jogadores

Henrique Costa Mecking, nasceu em 23 de janeiro de 1952 na cidade de Santa Cruz do Sul, é um dos 14 Grandes Mestres Brasileiros, sendo o primeiro a alcançar esta honraria. Figura entre os grandes jogadores da História do Xadrez Mundial, alcançando sua melhor pontuação em 1977, quando alcançou o posto de 3º melhor jogador do mundo, atrás de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.

É considerado o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos. Seu auge ocorreu em meados da década de 1970, quando venceu importantes torneios e disputou por duas vezes o Torneio de Candidatos. Foi campeão brasileiro absoluto de xadrez aos 13 anos de idade. Venceu os Torneios Interzonais de Petrópolis 1973 e Manila 1976 o que lhe deu a oportunidade de participar do Torneio de Candidatos, etapa de matches eliminatórios que define o desafiante ao título mundial.

Uma doença grave, – a miastenia grave, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos – fez Mecking abandonar as competições em 1978. Chegou a iniciar sua participação no Torneio Interzonal do Rio de Janeiro de 1979, em uma tentativa de classificar-se para o Torneio dos Candidatos pela terceira vez consecutiva, mas, atendendo a ordens médicas, deixou a competição antes da conclusão da segunda rodada. Depois disso afastou-se dos tabuleiros por mais de dez anos.

Em 2000, retornou aos tabuleiros para disputar um match contra outro grande mestre brasileiro, Giovanni Vescovi, na época tricampeão nacional. Vescovi Venceu com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

De 2005 a 2008 disputou os Jogos Regionais e os Jogos Abertos pela cidade de Taubaté, onde reside.

Em 2008, Henrique Mecking venceu o I Campeonato Brasileiro por Internet, organizado pela Federação Brasileira de Xadrez e disputado nos servidores do Internet Chess Club, após final contra o GM Rafael Leitão. O título foi decidido após um tie-break.

Ainda está em atividade disputando torneios sendo o 5 º maior rating do Brasil em atividade.

Referências:

https://rafaelleitao.com/grandes-jogadores-mequinho/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Mecking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *